Projeto: Mesa de luz

Ainda como aluno da UnB, eu e meu caro amigo João Gabriel, vulgo Jonny, nos metemos a fazer uma mesa de luz. Fizemos uma cada, simples mas funcional, 4 réguas de MDF compradas a preço de banana na Tozetti, uma folha de vidro na vidraçaria Planalto e lâmpadas e reatores no conglomerado elétrico da 109 sul. O único problema: Tamanho, troço trambolhudo e alto, desconfortável para desenhar simplesmente colocando na mesa ou no colo. Daí tive a idéia de construir uma mesa para a mesa. Nunca escrevi tanto “mesa”. Taí a mesa de luz mais ou menos desmontada:

Alguns anos depois da idéia meus pais compraram um móvel para a sala, o tal móvel de madeira veio em uma imensa caixa de… madeira. Enquanto desmontava aquilo eu vi que as traves da caixa não eram nenhuma madeira de lei mas serviriam bem para a mesa de luz. Matuta aqui e ali, rabisca, desenha e pronto, já sabia o que fazer, separei o material e mãos à obra:

Com o material na sua frente, a idéia na cabeça e no papel rola uma falsa sensação de dever meio cumprido. Mais para dever comprido pois muito ainda estaria por vir… Como a madeira foi usada para fins pouco nobres não possuía acabamento nenhum, foram algumas boas horas lixando, aparando e deixando tudo nos trinkes para a montagem. E começando a montagem eu senti falta de algumas ferramentas mais pesadas, mas um tanto de óleo nos cotovelos e o negócio foi saindo. Abaixo a foto da mesa sem a tampa articulada:

Agora já com a tampa e as dobradiças (único material comprado). Note os ganchos de madeira, ele que seguram a caixa da mesa de luz:

Os apoios de inclinação da mesa foram feitos com tocos de uma cabo de vassoura velho:

E por fim a mesa pronta!

Para o acabamento eu utilizei seladora e tinta a base d’água. Os pézinhos são parafusos com uma bolinha de cola quente na cabeça, assim são reguláveis e antiderrapantes. Abaixo um GIF animado da mesa em diferentes posições (eu viajei bonito nos cortes das regulagens, acabo usando só uns dois…)

Tae, dei uma utilidade (uso bastante) um tanto mais perene a algo que iria pro lixo, ou pra fogueira.

 

Esse post foi publicado em Catibiribows e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Projeto: Mesa de luz

  1. tb gostei… projetos muito bonitos. parabéns

  2. Paulo Cesar disse:

    Muito criativo, quero receber mais informações projetos úteis.

  3. Gustavo disse:

    Legal, pô, deixa ai as medidas para fazermos igual. Bela idéia.
    Qual a espessura do vidro que você usou?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s