Projeto: Aluminices #1 – Alurang

No final de 2003 eu viajei para Curitiba, em um domingo, na feira maneiríssima que acontece por lá, eu vi um sujeito vendendo bumerangues, muitos bumerangues! Pirei na hora, sempre fui fascinado por qualquer coisa que voe e bumerangues eram, até então, místicos objetos. Alguns bons anos antes eu ganhei um do meu tio mas eu o perdi em uma árvore antes que qualquer alegria acontecesse. Lembrei disso e fui correndo, em câmera lenta, em direção àquela banquinha de objetos mágicos. Comprei um, fiquei como criança, dormia pensando nos arremessos do dia seguinte! Domingo seguinte, comprei mais uns 3, no mesmo dia fui ao shopping e o que eu acho? Bumerangues! Comprei mais uns tantos. Resultado, voltei pra Brasília com muitos bumerangues e pouco dinheiro, resolvi que era hora de fazer os meus.

Pesquisando aqui e ali fui descobrindo os métodos e materiais necessários, o primeiro eu fiz de um compensado vagabundinho de fundo de gaveta. Funcionou excelentemente, desde então, inúmeros foram construídos, participei de campeonatos, ministrei bem uns 10 workshops da coisa e estou sempre tentando inventar alguma novidade. No post: https://inventeiro.wordpress.com/2012/02/23/projeto-faca-bowie-seu-galvao/ falo sobre minha experiência em um curso de cutelaria da UnB. Quem faz o curso tem direito de usar a oficina e em uma dessas incursões um colega estava forjando uma ferradura de alumínio. Pronto, foi automático, o formato ajudou nas sinapses e a idéia veio pronta, forjar um bumerangue de alumínio!

Uma barra de alumínio, umas 4/5 horas de marretagem na bigorna e estava pronto! Ou melhor, estava forjado, mas para funcionar ainda precisaria de umas boas horas de usinagem. Abaixo a foto dele cru, terminada a forja:

Depois da forja, mais trabalho braçal, na lima, na lixa, esmeril. O bicho foi tomando uma melhor forma:

Fui desbastando até que ele estivesse com uma superfície uniforme:

Foi quando eu tive uma idéia, não lixar completamente, ir lixando a partir de uma ponta com lixas grossas até a outra ponta, polida. A parte de trás mantive as marcas de martelada, pra poder tirar uma onda:

O resultado ficou bem legal, um pouco mais pesado que eu queria e sendo esse formato o de um bumerangue de distância (40-50 metros mais ou menos) ele necessita de um arremesso um bocado forte e de ventos médios pra fortes. E é claro, todo cuidado é pouco, já tive um terceiro olho aberto na testa com um singelo bumerangue de plástico…

Infelizmente eu ainda não tenho vídeos dele, mas para não deixá-los tristes posto um vídeo de um bume que aparecerá por aqui no futuro: http://www.youtube.com/watch?v=K_jwUsnNRII

Esse post foi publicado em Bumerangues, Projetos cabeludos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Projeto: Aluminices #1 – Alurang

  1. vitorschietti disse:

    temos q fazer uma nova tentativa de vídeo em um dia de bastante vento :)

Deixe uma resposta

