Projeto: Faca Bowie “Seu Galvão”

Ainda como aluno da UnB fiz um curso de extensão de cutelaria artesanal! Foi extremamente interessante, uma semana inteira, de 19h até quase meia noite suando. Cada aluno fez uma faca do zero, ou melhor, de uma barra de aço carbono, mais duro que o famoso inoxidável. O modelo que fiz é de uma típica faca Bowie, porém de tamanho mais singelo. Abaixo uma foto da turma toda.

Estou ali, o mais bonito. Na frente, as fornalhas cuspindo fogo e uma bigorna vermelha. Segurança é mais que importante, avental, luvas, bota, óculos e protetor de ouvido. Ferreiros da antiguidade geralemente ficavam surdos da martelância.

Depois da aula teórica, mão na massa, aço no fogo, martelo na bigorna! Não registrei nenhuma foto do processo de forja, é bem semelhante ao que se vê em filmes. Aço na fornalha, fica incandescente, apóia na bigorna (igual as dos desenhos animados) e desce o martelo. A parte interessante que não é bem explicitada na ficção é pra que serve a forja. É quando se esculpe o aço, batendo o martelo “puxando” ou “empurrando” a lâmina vai tomando forma.

Terminada a forja a lâmina passa por diversos tratamentos térmicos para o rearranjo das moléculas do aço. Até então o processo parece razoavelmente fácil (apesar de bruto) e rápido. MAS… Mal começou, a usinagem e acabamento de uma faca são etapas demoradas e que necessitam de grande atenção. A usinagem consiste em lixar e tirar o excesso de material até se chegar na forma final. É feita com lixadeira elétrica, com limas e na lixa de papel pra fazer o acabamento. A guarda e o pino foram feitos de latão e o cabo de pau-ferro, sem verniz, somente encerado. Com ela pronta eu planejei dá-la de presente ao meu avô, seu Galvão, afinal a primeira faca que ganhei foi dele. Usava no sítio pra descascar laranja, cortar corda, brincar de finca. Infelizmente ele se foi antes que eu tivesse a chance, ela fica comigo, mas lembra o Vogão.

Três lâminas exemplificando três etapas: Uma no começo da forja, outra com a forja completa e a última em processo de usinagem.

Usinagem quase completa, a guarda e o cabo serão encaixados na "espiga" que é a porção final da lâmina.

Bloco de pau-ferro e chapa de latão prontos para serem esculpidos e colados à lâmina.

Faca pronta! Foto por Vitor Schietti - http://www.schiettifotografia.com/

Tenho outros modelos em fase de acabamento, uma delas de cozinha pro véi pai, postarei assim que terminar. Como bom inventeiro, essa próxima eu usei aço reaproveitado e pretendo usar outros materiais alternativos para o cabo.

Ah, e ela corta super bem! Já usei algumas vezes, serve pra cortar de tudo, ideal pra levar em acampamento e viagens por não ser tão grande e ser um tanto robusta.

Esse post foi publicado em Catibiribows, Projetos cabeludos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Projeto: Faca Bowie “Seu Galvão”

  1. Que demais Titis!
    Curto demais as invenções e o diálogo do inventeiro! ;D

  2. Daniel Moussallem disse:

    Que fera essa faca!! Ficou filé e muito simpática!

  3. vchoi disse:

    Fantástico! Sempre quis fazer esse curso de cutelaria!

  4. Patrícia Weiss disse:

    Lindona! Isso deve dar um sentimento de onipotência, não é?

    • o inventeiro disse:

      Obrigado! Me deu um sentimento bom, porque sempre trabalhei com madeira e materiais mais fáceis de se “moldar”. Metal era algo misterioso então foi muito legal desmistificá-lo!

  5. CARAI VÉI! Que muito lindo esse bróg, seu Tits! To adorando demais da conta. Keep rocking! <3

  6. Pingback: Projeto: Aluminices #1 – Alurang | :-}) «««« ————————————————– »»»»

  7. geraldo disse:

    essa faca ficou show de bola .
    queria muito saber como desbasta essa guarda?

    • Valeu!

      Cara, eu encaixei a chapa de latão e o bloco de madeira na espiga da lâmina e com uma lixadeira de cinta fui dando forma na coisa toda de uma vez só. O único cuidado é cobrir a lâmina com bastate fita para ela não participar desse processo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s