Projeto: Encadernação

Meu pai, nos idos de 2001 terminou seu mestrado na FAU, UnB, sobre Patrimônio Cultural Urbano. Anos depois transformou sua tese em livro e me passou a tarefa de diagramá-lo. Com o livro diagramado e revisado, (pela irmã Maíra) ele me pediu uma impressão encadernada, pra mostrar aos interessados antes da publicação final. Como eu tinha acabado de comprar um belo livro sobre publicação independente e a feitura de livros, o Indie Publishing da excelente autora Elle Lupton, resolvi aceitar um desafio e encaderná-lo eu mesmo, com a ajuda desse livro e claro, do tio Google. Foi um presente de dia dos pais surpresa!

Deu um trabalho razoável, alguns dias, mas deu certo, feito com calma e esmero saiu bem bonito. A impressão foi em minha singela impressora, que supreendentemente, manteve um ótimo regitro entre a frente e o verso das páginas. Na falta de uma guilhotina, as páginas foram todas cortadas no estilete, uma por uma. Foram todas juntas, formando o miolo, preso com grampos, raspado e colado com uma tira de chita.

A guarda decorada foi feita em papel creme e carimbada/xilogravada com uma padronagem que criei no computador e depois passei para blocos de madeira. A capa foi impressa e colada no papel Paraná (vulgo papel tijolo) junto com a lombada de tecido.

Juntando tudo, voalá, ficou pronto e deu certo! Fiquei com muito receio de a lombada colada e não costurada, começar a soltar folhas, mas a raspagem prévia funcionou e o livro está inteiro! A capa usa uma bela foto tirada pelo colega Vitor Schietti http://www.schiettifotografia.com/ e forma algo como um rosto urbano. Curiosidade, a tendência de vermos rostos e formas em coisas chama-se pareidolia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia e nem sempre é a virgem.

Esse post foi publicado em Projetos cabeludos e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Projeto: Encadernação

  1. Bernardo Lago disse:

    Cara que demais, vou fazer um desses com o blog da Renata, só tava esperando uma desculpa pra começar, já tá na lista de projetos futuros!

  2. plurabel disse:

    Muito bonito mesmo, bro. Arrasou, fiquei emocionada. Você só me dá orgulho! <3

  3. B. disse:

    vivs que me desculpe, mas a guarda ficou mais bonita que a capa, hahahahahahhaha.

  4. Olavio disse:

    Encadernação assim “não acontece todo dia”, fazê-lo e descrevê-lo é raridade. Estou torcendo para aparecer na ql4c10 para manusear…

  5. vitorschietti disse:

    Que orgulho de ver meu irmão inventando e reinventando formas de fazer produtos bem feitos, que transpiram autenticidade, e que felicidade em poder fazer parte disso. Quero ver um! Parabéns, Tits! E parabéns ao Soneca!

  6. Adorei! Ficou demais! Fiquei com vontade de ver com as mãos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s