Projeto: Encadernação

Meu pai, nos idos de 2001 terminou seu mestrado na FAU, UnB, sobre Patrimônio Cultural Urbano. Anos depois transformou sua tese em livro e me passou a tarefa de diagramá-lo. Com o livro diagramado e revisado, (pela irmã Maíra) ele me pediu uma impressão encadernada, pra mostrar aos interessados antes da publicação final. Como eu tinha acabado de comprar um belo livro sobre publicação independente e a feitura de livros, o Indie Publishing da excelente autora Elle Lupton, resolvi aceitar um desafio e encaderná-lo eu mesmo, com a ajuda desse livro e claro, do tio Google. Foi um presente de dia dos pais surpresa!

Deu um trabalho razoável, alguns dias, mas deu certo, feito com calma e esmero saiu bem bonito. A impressão foi em minha singela impressora, que supreendentemente, manteve um ótimo regitro entre a frente e o verso das páginas. Na falta de uma guilhotina, as páginas foram todas cortadas no estilete, uma por uma. Foram todas juntas, formando o miolo, preso com grampos, raspado e colado com uma tira de chita.

A guarda decorada foi feita em papel creme e carimbada/xilogravada com uma padronagem que criei no computador e depois passei para blocos de madeira. A capa foi impressa e colada no papel Paraná (vulgo papel tijolo) junto com a lombada de tecido.

Juntando tudo, voalá, ficou pronto e deu certo! Fiquei com muito receio de a lombada colada e não costurada, começar a soltar folhas, mas a raspagem prévia funcionou e o livro está inteiro! A capa usa uma bela foto tirada pelo colega Vitor Schietti http://www.schiettifotografia.com/ e forma algo como um rosto urbano. Curiosidade, a tendência de vermos rostos e formas em coisas chama-se pareidolia http://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia e nem sempre é a virgem.

Esse post foi publicado em Projetos cabeludos e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Projeto: Encadernação

  1. Bernardo Lago disse:

    Cara que demais, vou fazer um desses com o blog da Renata, só tava esperando uma desculpa pra começar, já tá na lista de projetos futuros!

  2. plurabel disse:

    Muito bonito mesmo, bro. Arrasou, fiquei emocionada. Você só me dá orgulho! <3

  3. B. disse:

    vivs que me desculpe, mas a guarda ficou mais bonita que a capa, hahahahahahhaha.

  4. Olavio disse:

    Encadernação assim “não acontece todo dia”, fazê-lo e descrevê-lo é raridade. Estou torcendo para aparecer na ql4c10 para manusear…

  5. vitorschietti disse:

    Que orgulho de ver meu irmão inventando e reinventando formas de fazer produtos bem feitos, que transpiram autenticidade, e que felicidade em poder fazer parte disso. Quero ver um! Parabéns, Tits! E parabéns ao Soneca!

  6. Adorei! Ficou demais! Fiquei com vontade de ver com as mãos…

Deixe uma resposta

