Projeto: Lixadeira manual

Algum marceneiro veio fazer serviços em casa e deixou pra trás um lixa mágica (a chamo de bruxa, a lixa sinixtra), um pedeço de MDF com uma lixa amarela colada de cada lado. Isso tem uns 6 ou 7 anos e eu uso essa lixa até hoje, ela só desgastou um pouco quando apelei e a usei em metal! Adoro essa lixa, além de seus poderes quase eternos, ela é extremamente útil, por estar colada na placa é plana e está em um suporte robusto. Fiz várias do tipo, pegando pedaços de madeira e colando diversas lixas, mas isso dava um trabalho xarope já que as folhas coladas nunca duravam muito ao contrário da querida bruxa.

Daí que tive a idéia para esse projeto, um suporte para lixas, mas que fosse fácil e rápido de trocar as folhas assim que essas se desgastassem.

A solução foi simples e rápida de fazer: Duas sobras de compensado, um pedaço de lata de panetone, dois parafusos + dois clipes.

Construção da Lixadeira, notem a bruxa original acima a esquerda.

O comprimento e a largura da lixadeira foram pensados para melhor aproveitar uma folha padrão, cada uma pode ser cortada em 5 fitas. A fita de lixa é presa pelos clipes às abas de metal e essas abas podem ser dobradas para aumentar a tensão e manter a lixa esticada. As pontas da fita são depois aproveitadas, sendo usadas para lixamento nas toras, na ponta do dedo. O resultado foi uma ferramenta simples mas extremamente útil, uma bruxa de lixas intercambiáveis! Pretendo anexar posteriormente uma “pega” mais anatômica, só de gueri gueri.

Lixadeira pronta

Ha!

About these ads
Esse post foi publicado em Projetos relampejados. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Projeto: Lixadeira manual

  1. ricardo disse:

    É um objeto interessante. Acredito que a solução que você construiu pode já ser conhecida do chamado estado da arte, o que não impede que seja um objeto muito útil. O que mais me chamou a atenção foi a resiliencia da “bruxa”. Acho que isso se deve ao fato do papel de lixa estar colado na placa de MDF. Está, não é? Isso pode também não ser uma invenção nunca antes descoberta, mas com certeza é uma solução eficaz para um problema (fazer uma lixa durar). Pode ser um caminho para uma pesquisa… Ou se transformar em um método de trabalho, uma técnica.

  2. Joao Herbert disse:

    Quero agradecer a dica, estava precisando de uma lixadeira manual e nao encontrava na cidade que resido, esta dica me salvou facilitando e adiantando o trabalho que precisava terminar antes do prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s